domingo, 1 de junho de 2008

O Mistério do Trem Azul

Uma jovem encantadora, filha de um milionário, é estrangulada com um pedaço de cordão preto em sua cabine no luxuoso trem azul, de onde desaparece uma jóia, dona de uma história repleta de paixão. A princípio, o assassinato parece ter sido obra de um ladrão comum, mas, como sempre, Hercule Poirot não acredita nesta hipótese e descobre que, entre os amigos da vítima, está um criminoso conhecido como “O marquês”. O estrnho era que todas as pessoas presentes no trem onde Mme. Kettering foi encontrada morta tinham motivos para assassiná-la. Seguindo esta única pista, Poirot, que agora vive aposentado na Inglaterra, tem que desvendar a identidade do assassino antes que o trem chegue na última estação.


Personagens

Abbot - Dono do armazém em St. Mary Mead.

Ada Mason - Criada de Ruth Kettering. Uma mulher alta, sempre vestida de preto. Viajava com a patroa no trem.

Albert Dykes - Menino do coro da igreja em St. Mary Mead. Queria participar do piquenique dos meninos do coro, mas Miss Viner, não queria dar dinheiro porque ele tinha passado o tempo todo chupando balas na cerimônia da igreja no domingo.

Alice - A empregadinha que foi se despedir de Katherine na estação com um buquê durinho de arame e chorou abertamente, dizendo que ninguém tinha sido mais bondosa para com ela quando o namoradinho deu o fora.

Antonio Pirezzio - Antigo namorado de Zia quando tinha dezesseis anos, ajudante da loja. Roubou um objeto valioso aproveitando-se da confiança de Zia. Foi ajudada por Poirot que recuperou e o tesouro de valor incalculável e evitou o escândalo, sem que o pai dela ficasse sabendo.

Armand de La Roche / Comte. De La Roche - Alto e moreno, de aparência um tanto presunçosa, um belo bigode negro. Bonitão e persuasivo, dotado de fatal fascínio para as mulheres . Vigarista, vivia às custas das mulheres que conquistava com promessas falsas ou chantagem. Sempre as senhoras da mais alta sociedade. Qualquer homem percebia que era um patife, mas as mulheres, não. Ele e Ruth planejavam se casar antes de Derek, mas o casamento foi impedido por Van Aldin, que conhecia o caráter do comte. Mas voltaram a se encontrar às escondidas e ela ia se encontrar com ele na França quando foi assassinada no trem.

Arthur Harrison - Médico em St Mary Mead. Grandão e de meia-idade, enérgico, foi o médico da Sra. Hafield e defendeu Miss Grey do golpe da Sra. Samuel Hafield, atestando que as faculdades mentais da velha Sra.Hafield estavam boas.

Boris Ivanovitch (M. Krassnine) - Russo. Magro, de aspecto desprezível, um homenzinho com cara de rato. Um homem que, por mais insignificante que pudesse parecer, desempenhou papel importante nos destinos do mundo. Num império onde reinavam os ratos ele era o rei dos ratos. Uma Embaixada aguardava a sua volta porém, antes, ele tinha negócios a tratar, os quais a Embaixada não tomava conhecimento.

Clotilde - Manequim que desfilou para Katherine no estabelecimento de alta costura quando foi comprar roupas.

Charlie - O rapaz que deu o fora em Alice por causa da pequena dos laticínios.

Dr. Crippen - Personagem citado por George a Poirot. Segundo George, era um homenzinho de fala muito agradável, mas mesmo assim, fez picadinho da mulher.

Duque de Devize - Personagem que, segundo George, o filho mais moço roubava em Eton e causou grandes angustias em várias ocasiões. Teve muitos problemas com a policia e o pai o despachou para a Austrália.

Edward Frampton - O homem para quem George trabalhou antes de ser contratado por Poirot. Falecido.

Ellen ou Helen - Empregada de Miss Viner. Gostava de andar com saias indecentes, meias de seda que brilham para todo lado cheias de buracos e sapatos ridículos. Por isso era repreendida pela patroa que dizia que ela devia se mirar em Miss Grey. Fazia batatas douradas bem decentes e um pudim bem gostoso.

George - Criado de Poirot (primeira vez em que aparece nos livros). Intensamente inglês, conhecedor da aristocracia inglesa, esnobe. Sempre tinha história de algúem da sociedade para contar a Poirot, o qual estava muito satisfeito com o criado por ele ser muito eficiente. Um indivíduo totalmente destituído de expressão facial. Aceitou ser criado de Poirot depois que viu nas Notícias sociais que ele havia sido recebido no Palácio de Buckingham e Sua Majestade havia se mostrado graciosa e amável, tendo as habilidades de Poirot na mais alta conta.

Hercule Poirot - O grande detetive belga. Baixinho, cabeça de ovo e enormes bigodes bem cuidados. Viajava no Trem Azul. Conversou com Miss Grey durante a viagem e depois, durante a investigação, ficaram amigos.

Hipolyte Flavelle - Criado do Comte de la Roche. De cara inexpressiva, mas o seu comportamento era correto. Muito atencioso e discreto.

Johnnie - Filho mais moço do casal Harrison. Tinha problemas com as amígdalas.

Katherine Grey - Uma moça tranqüila, de belos olhos cinza, com uma espécie de serenidade feliz que nada conseguia abalar e dotada de um senso de humor, tinha o dom de manter sob o seu controle senhoras idosas, cachorros e meninos pequenos. Morava em St Mary Mead. Uma pessoa boa, calma e equilibrada. O que mais chamava a atenção nos homens eram os olhos cinza. Dotada de paciência, sabia ouvir as pessoas que sempre a procuravam para falar dos seus problemas, fazer confidências e pedir conselhos. O pai perdera quase todo o dinheiro e ela se viu forçada a trabalhar para se sustentar desde jovem. Com vinte e três anos passou a ser dama de companhia da velha Mrs. Hafield e cuidou dela durante dez anos. Depois da morte da velha, recebeu uma herança, se tornou rica e saiu de St. Mary Mead. Foi para Londres e depois para a França. Viajava no Trem Azul quando Ruth Kettering foi assassinada. Chegou a conversar com ela e foi uma das principais testemunhas na investigação do crime. Ficou dividida entre o amor de Derek e Knigton.

Kitty Didd - Garota esperta que trabalhou no teatro. Cantava, dançava e apresentava números masculinos. Excelente atriz em qualquer papel de composição. Depois sumiu de vez. Foi para a França viver com um tipo metido a nobre.

Lenox Tamplin - Filha de Lady Tamplin. Rosto moreno, sem beleza, desajeitada, a Honorável Lenox Tamplin era um espinho na carne da mãe. A menina não tinha o menor tato, não sabia se vestir bem, parecia ser mais velha do que era, dotada de um humor inconveniente e um modo grosseiro de dizer as coisas. Ficou amiga de Miss Grey e se apaixonou por Poirot.

Lord Leconbury - Pai de Derek Kettering.

M. Carrège - Magistrado. Homem de maneiras agradáveis, nariz longo e usando um pincenê.

M. Caux - Comissário de Polícia. Homem de aspecto pomposo de aparência oficial.

M. Papopolous - Grego. Figura imponente e tinha qualquer coisa de venerável e patriarcal. Uma testa alta e recurvada e uma bela barba branca e olhinhos escuros. Suas maneiras tinham algo de eclesiástico e benigno. Receptor e falsificador de jóias preciosas. Era conhecido na maioria das cortes européias e muitos reis chamavam-no amigavelmente de Demetrius. Tinha reputação de ser da mais requintada discrição e isso, bem como a nobreza de seu aspecto, o haviam auxiliado grandemente quando realizou varias transações mais do que duvidosas.

M. Le Marquis - Um ladrão. Homem de cabelos brancos ou era peruca. Usava máscara. Planejava roubar os rubis do americano. Contratou dois Apaches, mas a tentativa fracassou.

Marcelle - Manequim que desfilou para Katherine no estabelecimento de alta costura quando foi comprar roupas.

Marie Flavelle - Esposa de Hipolyte e criada da casa do conde.

Mary - Mãe de Miss Viner. Segundo ela, a mãe era bem esperta e escondeu as jóias, apesar de o marido, pai de Miss Viner, mandar guardar no cofre e quando os ladrões invadiram a casa abriram o cofre, levaram a caixa, mas as jóias não estavam lá.

Mary Anne Hafield / Mrs. Samuel Hafield - Prima de Mrs. Hafield. Morava em St.Mary Mead. Uma mulher excepcionalmente peçonhenta quis contestar o testamento para ficar com o dinheiro da velha. Mandou uma carta para Katherine, dizendo que sabia de todos os cuidados que ela teve com a doente, agradecendo, mas, a velha já não tinha as faculdades mentais boas e o testamento era inválido. Porém não conseguiu seu intento.

Mary Fox - Citado por George, contando que a filha dela trapaceava de maneira chocante em casa de comércio.

Mr. Charles Evans / Chubby - Quarto e atual marido de Lady Tamplin. Um rapaz claro de vinte e sete anos. Extremamente bonitão, de modos agradabilíssimos, tinha uma grande paixão pelos esportes, apreciador de todos os bens deste mundo. Não tinha de seu nem um tostão.

Mr. Joseph Aarons - Homem comilão, gostava de bife feito com uma boa carne, torta de maçã com creme. Conhecia todas as pessoas que trabalhavam em teatro, do passado, presenteou futuro. Conhecido como Joe Aarons, foi procurado por Poirot para saber a respeito de uma jovem. Almoçaram juntos.

Mrs. Emma / Jane Hafield (O Mistério do Trem Azul) - Velha doente, de temperamento difícil, nenhuma dama de companhia conseguia demorar muito tempo com ela ate chegar Katherine Grey que teve muito cuidado, carinho e paciência e por dez anos a mais perfeita paz havia reinado na casa. Quando morreu deixou sua herança para Katherine.

Mirelle - Francesa, mas vivia em Londres. Dançarina do Parthenon, amante de Derek, o chamava de Derrrek. Era uma mulher muito bem-feita de corpo. Rosto belo e oval um pouco macilento, de encanto bizarro, mãos longas e pálidas e olhos negros. Gostava de jóias caras e de homens ricos que as lhe dessem de presente. Fria, calculista, vingativa e chantagista, era capaz de qualquer coisa para obter seus interesses Um luxo para homens ricos.

Miss Viner - Uma mulher simples, franca, amiga da velha Sra. Hafield. Era mais velha dois anos. Foram colegas de escola. Só pensava no sucesso em sobreviver à amiga falecida. Katherine foi despedir-se dela antes de ir embora de St Mary Mead. Mais tarde descobriu que estava com câncer e quando Katherine voltou para St Mary Mead ficou em sua casa e dedicou- se a cuidar dela.

Olga Demiroff - Moça com rosto de traços largos e mongólicos. Amiga e parceira nos negócios de Boris Ivanovitch. Eles venderam os rubis com o Coração de Fogo para o americano.

Pavett - Criado de Derek Kettering.

Pierre Michel - Condutor do trem. Um homem moreno de rosto melancólico e bigodes pendurados.

Polly Harrison - Esposa do médico. Faladeira difícil de parar quando começava a falar de um assunto que a excitasse. Foi fazer uma visita a Katherine e incentivá-la a comprar roupas bonitas e viajar.

Richard Knington - Major. Secretário, há dois meses, de Van Aldin que o conheceu em uma estação de esportes na Suíça. Andar manquejante, atribuído à sua participação na guerra. Muito eficiente, rápido, imaginativo, além de um incontestável charme em sua maneira de ser.

Rosalie Tamplin - Prima distante de Katherine Grey. Morava na França. Uma senhora de cabelos dourados e olhos azuis e compleição rosa e branca (só os olhos azuis eram dádivas da natureza). Tinha quarenta e quatro anos, mas ainda podia ser classificada como uma beleza. Era figura conhecida na Riviera e suas festas na Villa Marguerite eram célebres. Mulher de considerável experiência, tendo tido quatro maridos. O primeiro não passara de um deslize. Morreu e ela casou-se com um rico fabricante de botões que também morreu. Depois veio o Visconde de Templin que a colocou nos altiplanos onde ela sempre sonhara caminhar. Casou-se pela quarta vez mas reteve o título de Lady Tamplin. Interesseira, quando soube pelos jornais que a prima havia ficado rica, pensou logo em tirar proveito da situação e convidou-a para sua casa e se ofereceu para apresentá-la à sociedade.

Rufus Van Aldin - Milionário americano. Um homem grande, de ombros largos e olhar agudo.Tinha uma férrea força de vontade para conseguir o que queria. Raramente expressava censura ou aplauso aos funcionários. Extremamente dedicado à filha por quem tinha um grande afeto e cuidado.

Ruth Kettering - Filha de Rufus Van Aldin. Tinha vinte e oito anos. Sem ser bela ou mesmo sequer bonitinha, ela era atraente por causa do seu colorido Houve um tempo em que seu pai a chamava de Cenoura ou Gengibre por causa dos cabelos cor de cobre dourado. Os olhos eram escuros e tinha pestanas artificialmente negras. Era alta e esguia, movia-se bem. Num relance, era uma madona de Rafael. Olhando com mais cuidado, percebia-se que era parecida com o pai. Tinha a mesma linha de mandíbula e queixo, que revelava a mesma dureza e resolução. Voluntariosa, desde a infância era acostumada a ter todas as suas vontades satisfeitas e jamais cedia. Ganhou do pai O coração de Fogo. Era casada, mas estava querendo se divorciar, no que o pai a estava ajudando. Tinha voltado a se encontrar com um homem por quem tinha sido apaixonada e o pai tinha impedido que se casasse, por saber do caráter do Comte de La Roche. Foi assassinada no trem Azul quando ia para a Riviera.

Sr. Gobby - Um homem pequeno, idoso, vestia-se modestamente e não olhava no rosto do interlocutor. Foi contratado por Van Aldin para descobrir tudo sobre Derek Kettering.

Tommy Saunders - Menino do coro da igreja de St. Mary Mead. Queria participar do piquenique dos meninos do coro, mas Miss Viner, não queria dar dinheiro porque ele não tinha cantado direito no domingo.

Virginie - Manequim que desfilou para Katherine no estabelecimento de alta costura quando foi comprar roupas. Foi quem desfilou com o vestido de noite soupir d’automne.

Visconde Tamplin - Terceiro marido de Lady Tamplin. O Lorde Tamplin a colocou nas esferas onde sempre sonhou e do qual ela reteve o título.

Zia - Filha de M. Papopolous, tinha trinta e três anos. Era uma bela jovem, de proporções imponentes, com olhos escuros e brilhantes. Morava com o pai e estava a par dos seus trabalhos. Costumava espionar as visitas que seu pai recebia olhando pelo buraco da fechadura, depois apresentava ao pai as suas impressões.


Pesquisa: Maria Inês

Nenhum comentário: