sábado, 7 de junho de 2008

A Extravagância do Morto

Ariadne Oliver, autora de romances policiais, organiza um jogo na mansão do milionário George Sttubs, uma variante do Caça ao Assassino. Mas, logo, ela tem a intuição de que um assassino de verdade poderia se aproveitar do jogo para matar alguém. Por isso, convida Hercule Poirot para fazer a entrega dos prêmios. Confirmando as suspeitas de Ariadne, uma vítima de mentira se torna um cadáver de verdade. Quem terá estrangulado a pobre vítima? Poirot acaba encontrando a resposta para esta e outras perguntas, embora não possa impedir que o assassino mate outras vezes. Afinal, como diz o grande detetive, “o assassinato é um hábito”.





Personagens

Alec Legge – Marido de Sally Legge. Um rapaz alto, com o rosto todo descascando devido a queimaduras de sol, tinha um sorriso amável. Em certas ocasiões ele ficava nervoso, mal-humorado e angustiado, comportamento um tanto esquisito, parece que guarda algum segredo. Gosta de tranqüilidade e sai às vezes para caminhar sozinho, como modo de se livrar do stress.

Amanda Brewis - Uma espécie de secretária-governanta, que administra e escrevia cartas para George Stubbs. Muito severa e eficiente. Sempre clara e objetiva nas suas conversas. Mulher vigorosa, calma, prática, não era muito emotiva. Nutre uma enorme paixão pelo seu patrão. “Era uma mulher com aspecto sóbrio e eficiente, de quarenta e tantos anos, com atitude enérgica, mas amável”.

Amy Folliat – Muito receptiva, enigmática, apesar da fragilidade de sua aparência, tinha um lado implacável. É uma mulher forte que atravessara muitos problemas: a perda de sua casa, a erda da saúde e a morte de seus filhos. Mora no antigo pavilhão de caça. A família de seu marido era proprietária de Nasse, mas todos os membros morreram, ou perderam a vida na guerra, e havia muitos impostos de transmissão a pagar, de modo que o último herdeiro vendeu a propriedade, que hoje tem como proprietário George Stubbs.

Ariadne Oliver - Escritora de renome, ficou encarregada de planejar a brincadeira “Caçada ao Assassino” . Possui cabelo grisalho e despenteado, um perfil aquilino, esquisita e excêntrica. Ela é meio desastrada, adora maçãs e possui uma intuição formidável. Por causa de uma dessas suas intuições, Poirot é intimado por ela a ir para Nassecombe, onde segundo ela, um crime será cometido.

Baldwin – Superintendente. Homem grande de aspecto descontraído.

Bland - Detetive Inspetor que já conhecia Poirot de outros tempos, mas faz 15 anos que não o via, a ultima vez que se encontraram foi em um caso de homicídio. Bland é um profissional impetuoso, é o inspetor responsável pelo caso de Nasse.
Connie Masterton – Mulher do representante local do Parlamento, tem uma boa capacidade de organização e possuía uma boa percepção das coisas. Foi ela quem convenceu Sir George a fazer a festa na mansão Nasse. Era uma mulher monumental, que fez lembrar ligeiramente a Poirot um sabujo. Tinha um maxilar grande, saliente, e olhos grandes, tristes, meio injetados.
Dr.Cook - Médico que examinou o corpo da vítima da festa.
Etienne de Souza - Jovem moreno, machista, arrogante e convencido. Primo de Lady Stubbs , chegou num cruzeiro de férias visitar a prima que não via a catorze anos.
Frank Cottrell – Esperto, eficiente sargento , um jovem ativo, com uma boa opinião de si próprio que conseguia aborrecer seu superior.
George Stubbs - É dono da propriedade onde ocorreu a festa e a brincadeira de “Caça ao Assassino”. Rico, plebeu e terrivelmente estúpido para tudo que não se refira a negócios, mas inteligentíssimo em seu setor.. Possuí uma enorme fortuna. É esposo de Lady Stubbs, atende a todos os caprichos desta, pois odeia desapontá-la. “Homem alto, com um rosto vermelho e um tanto imponente, e uma barba meio inesperada. Suas maneiras e a voz eram joviais, mas os olhos dele eram pequenos e astutos, de um azul-claro particularmente penetrante”.
Henden – Mordomo de George Stubbs.
Hercule Poirot – Homem baixinho de nacionalidade belga, possuía um grande bigode que dava uma aparência cômica a ele. É um detetive muito eficiente e inteligente que usava estranhos métodos para desvendar crimes. Dizia que possuía células cinzentas e bastava ativá-las com precisão que o crime se esclareceria. Poirot tem a mania de arrumar tudo, gosta de objetos geometricamente perfeitos. Foi convocado por Sra.Oliver para Nasse onde segundo ela um crime seria cometido e ele era a pessoa mais apropriada para desvendá-lo.
Capitão Jim Warburton - Tinha uma aparência ligeiramente cavalar, o olhar do capitão era irônico e divertido. Ele é o corretor dos Mastertons.
Lady Hattie Stubbs – Esposa de Sir George Stubbs, cerca de vinte anos mais nova que ele, bonita mas completamente idiota. Possuí deficiência mental. Dizem que ela se casou com George por dinheiro e não pensa em outra coisa a não ser em sua aparência, roupas e jóias além de adorar chapéus, tudo financiado pelo seu marido. “Estava muito maquiada, de maneira exótica, pouco inglesa. A pele de um branco fosco e cinéreo, os lábios ciclame vivo, sombra de olhos aplicada abundantemente. Seus olhos tinha uma mirada de criança, quase vazia. e uma voz que soava meio infantil.”
Srta. Felicity Lemon - Eficiente secretária de Poirot.
Marilyn Tucker – Menina de cerca de onze ou doze anos. Era uma criança gordinha, com pequenos olhos azuis e uma beleza semelhante à de um porquinho. É irmã de Marlene Tucker e filha da Sra. Tucker.
Marlene Tucker - irresponsável camponesa, tinha 14 anos, foi escolhida para se fingir de morta no jogo da caçada ao assassino. Mora com os país em uma casinha perto do cais. Não era muito atraente, e tinha muitas idéias estranhas. Espionava as pessoas, vendo coisas que não deveria ter visto, e adorava fazer chantagem.
Merdell – Senhor de 92 anos, cuida do cais, olhando os barcos ancorados e ajudando no estacionamento de automóveis. Pai da Sra. Tucker e avô de Marlene. Devido a idade avançada, poucas pessoas lhe davam atenção.
Delegado Merral – Tinha sobrancelhas irritáveis com pêlos longos e duros, que mais parecia um zangado Terrier. Mas seus comandados todos gostavam dele e respeitavam seu julgamento.
Michael Weyman – Arquiteto, jovem com boa aparência e um jeito boêmio de artista. Projetor do pavilhão de tênis de Sir George e responsável pelo conserto da Extravagância (construções caras e consideradas inúteis). Arrogante e nervoso, se revoltava com as idéias de construção do seu patrão George Stubbs. Andava por ai sempre se queixando de seu patrão, porém não podia fazer nada, pois ordens são ordens, mesmo contra sua vontade, ele aderia aos pedidos do Mr. George.
Robert Hoskins – Delegado de policia de Nassecombe, homem de mente inquisitiva, não gostava de estrangeiros.
Sally Legge - Moça atraente inteligente, com cabelos ruivos e rosto sardento, tinha uma voz aguda de soprano. Era pintora antes de se casar com Alec Legge. Atuou na festa como Madame Zuleika uma espécie de cartomante, onde em uma tenda fazia a leitura da sorte, uma das atrações da festa.
Sr. Tucker – Trabalhador rural, homem estúpido mas muito boa pessoa. Pai de Marlene e esposo da Sra. Tucker.
Sra. Tucker – Mãe de Marlene Tucker. Mulher magra com rosto estreito, cabelo loiro, fino e comprido e nariz pontudo. É muito severa, uma boa dona de casa, sabe, e mantém tudo muito limpo em sua casa.
Wilfred Masterton – Esposo da Sra. Masterton, é o representante local do Parlamento.Ele deve sua posição inteiramente à sua mulher. A Sra. Masterton é o poder por trás do trono. É ela quem tem toda energia, a iniciativa e a lucidez política.
Pesquisa: Cassio

Nenhum comentário: