sábado, 31 de maio de 2008

Noite sem Fim


Lugares malditos, casas assombradas, mortos que se levantam das tumbas, amores funestos e pessoas que fazem pacto com o diabo são temas freqüentes na literatura inglesa. Agatha Christie segue a tradição com esta história ambientada em uma grande mansão rural, erguida numa região marcada por uma antiga maldição: o Campo do Cigano. Sob o efeito do lugar, Michel Rogers fica fascinado ao conhecer a dominadora Ellie. No ardor da paixão, os dois resolvem erguer ali sua casa, sem dar atenção às advertências de uma cigana que os aconselha a se afastarem para evitar a desgraça. Mas a morte marca sua presença na figura de um assassino que parece sentir prazer em matar, atraído pelo abismo da Noite sem fim.


Personagens

Andrew Lippincott – Chamado de tio por Ellie, mas não o é realmente, é seu principal tutor, fiduciário. É advogado de gande reputação. Homem idoso, seco e preciso. Alto e magro, de boas maneiras, sutil. Nascera em Boston e, pelo sotaque, não teria percebido que era americano.

Carson – Empregado da casa de Ellie e Mike.

Claudia Hardcastle – Moça alta, morena e simpática. Vive entre os cavalos, apesar de uma alergia que se manifestava por violenta febre de feno. Meia-irmã de Rudolf Santonix. Casou-se com um homem rico, anos mais velho, mas o casamento não deu certo. Torna-se grande amiga de Ellie.

Cora van Stuyvesant – Madrasta de Ellie. Absorvida em sua própria vida social e casos amorosos. Viaja muito. Casou-se quatro vezes, já, para ter mais e mais dinheiro em pensões. Tem cerca de 40 anos, mas parecia mais moça do que era. Tem cabelos pintados e maneiras bastante efusivas, de gostos extravagantes.

Dr. Shaw – Homem de idade, com aspecto bondoso, porém cansado. Médico, conhecido nas redondezas como “Shaw, o naturalista”. Calmo, bondoso e moderado.

Esther Lee – Cigana idosa, desajeitada, alta e de cabelos negros emaranhados. Maldosa, adora dinheiro. Tenta afastar todos do Campo do Cigano dizendo que dali não vinha nada de bom. Lê sorte, prevê futuro, acredita que pesa uma grande maldição sobre aquelas terras, porque seu povo dali foi expulso.

Fenella Guteman (Ellie) - Bonita, seu cabelo tinha a cor suave de uma folha de outono, sorriso brejeiro de mocinha. Órfã de pai e mãe, mora com a madrasta, de quem não gosta muito, e anseia por fazer 21 anos e se libertar da vida prisioneira que leva, cheia de dinheiro e idéias tradicionais. É uma das moças mais ricas dos Estados Unidos. Toca violão divinamente e canta numa voz suave, baixa e meiga como a de uma menina, muito agradável de ouvir. Tímida, porém muito entendida no ramo dos negócios, possui um incrível senso prático, autoconfiança. Adora montar à cavalo, mas como tem alergia, toma medicamento para o problema.

Frank – Marido da irmã do pai de Ellie. Pessoa muito instável que já se meteu em apuros financeiros uma ou duas vezes. Boa companhia, simpático e amável. Foi abandonado pela esposa e depois ficou viúvo. Corpulento, um pouco barrigudo e tinha papo debaixo dos olhos, o que lhe dava aparência de libertino, talvez não longe da realidade. Apreciava as mulheres e, mais ainda, as grandes oportunidades.

Greta Anderson - Muito bonita, alta, tipo nórdico de loura, cabelos cor de milho, enrolados em cima da cabeça, como na moda. Olhos de um azul brilhante e o perfil admirável. Tem grande competência para qualquer trabalho. Meio alemã, meio sueca, foi contratada para ensinar alemão para Ellie e se tornaram grandes amigas, pois Greta sempre a defendia e mentia para deixar Ellie sair e passear.

Joe – Tio de Ellie, era divertido, parecia violento, desses que o são por terem muito dinheiro. Morreu esmagado num carro.

Keene – comissário de serviço, honesto e sensato.

Major Phillpot – Era visto como um deus na cidade. Era um homem simpático, indefinível, perto dos sessenta anos, cabelos grisalhos, um tanto ralos em cima e pequeno bigode eriçado. Tinha uma aptidão especial para fazer as pessoas se sentirem à vontade. Entendido em móveis de estilo, pratarias, etc. Muito prestativo.

Michael Rogers (Mike) - Jovem de 20 anos, entendido de carros, bom motorista. Não se apegava aos trabalhos porque estava sempre à procura de emoções, mas os trabalhos que fazia, sempre os fazia bem-feitos. Alegre, ambicioso, sonha com uma linda casa construída por seu amigo Santonix, mas não tem idéia de onde tirar dinheiro para tal, já que é pobre. Em criança teve uma vida miserável, um pai bêbado e uma mãe que se escravizara para o instruir. Não se apega às mulheres, também, mas conhece Fenella, casa-se com ela e faz o possível para aprender tudo sobre a riqueza a que agora faz parte. É extremamente feliz ao lado dela.

Minnie Thompson – Herdeira do petróleo, fugiu e se casou com um guarda-vidas em uma praia, mas quase enlouqueceu depois que sua família ofereceu dinheiro ao guarda-vidas para ele ir embora de sua vida e ele aceitou.

Rudolf Santonix - Arquiteto, muito doente, tem as maçãs do rosto rosadas, mãos delicadas, mas fortes e os olhos excessivamente brilhantes quando pensa nas casas que fazia quando era saudável. Jovem, de tez muito clara, possui um rosto singular, algo torto, cujos lábios não combinam. Arrogante, às vezes até assustador. Trata seus clientes com grande impaciência, diz que é ele quem toma as decisões nas construções. Amigo de Mike, sonha em construir uma casa pra este.

Sr. Carey – de Shettelgroom, antigo dono do cavalo de Ellie.

Sr. Crawford – Inglês, enérgico advogado.

Sra. Corgi – Senhora curiosa das redondezas.

Sra. Phillpot – Esposa do major, inválida, esguia e graciosa. Seu assunto preferido era sobre suas doenças.

Sra. Rogers – Mãe de Mike. Alta e magra, cabelos grisalhos repartidos no centro, boca parecida com uma ratoeira e olhar eternamente desconfiado. Morava na mesma casa há 20 anos, num bairro bem simples e pobre. Parecia dura como unhas, porém tinha algo de brandura em algum ponto. Desejava que Mike fosse diferente do que era, que procurasse uma verdadeira profissão.

Stanford Lloyd – Fiduciário de Ellie, administra seus investimentos e faz coisas desse gênero. Banqueiro muito Cortez, bonito homem, apesar que não fosse jovem.

Wetherby – de Helminster, gosta de fazer pechincha. É construtor e participa do leilão de As Torres.

Willian R. Pardoe – Primo Reuben, chamado de tio por Ellie, parece boa pessoa. Alto e corpulento, de rosto grande, largo e bastante distraído, como se estivesse pensando em qualquer outra coisa, porém bastante atento, na verdade.



Pesquisa: Lívia Freitas

2 comentários:

Anônimo disse...

Erica, que blog legal!
Vou adicionar o link no blogroll na Casa Torta, OK?

Bjos,
L. Lucy

Erica R disse...

Pode sim... Lógico... Fico honrada...

bjks